O conceito de uma FinTech no segmento de Incentivo no Brasil

Por Touch Card em 24/06/2021

Saiba como esse novo nicho de FinTech se destaca em meio às demais empresas de tecnologia financeira

O que é uma FinTech?

O termo FinTech, por sua origem, vem de financial technology (Tecnologia Financeira). Acontece que seu significado pode abranger mais detalhes do que podemos imaginar.  As empresas de tecnologia financeira geralmente consistem em startups ou companhias cujo diferencial é desenvolver produtos financeiros completamente digitais e, com isso, menos burocráticos. Essas instituições oferecem soluções diversificadas, sem limitações, desde cartões de crédito à recursos financeiros que variam de empréstimos e seguros até cartões de incentivo capazes de reduzir encargos trabalhistas e sugerir campanhas voltadas ao aumento de produtividade de colaboradores de uma empresa.

Incentivo

Os pilares do incentivo consistem em motivar, reconhecer e recompensar. Acontece que muitos empregadores ainda sentem dificuldades ao realizar essas premiações, seja pela alta carga de encargos trabalhistas e previdenciários, ou pela grande remessa na logística que é dada de acordo com tamanho da instituição e/ou número de funcionários.
Visando esses obstáculos, a nova CLT na lei 13.467 (11/11/17) possibilitou que premiações no teor de reconhecimento possam ser realizadas através de campanhas de incentivo, dando start a um novo segmento de cartões de premiações que é capaz de fazer a corporação reduzir economicamente quase pela metade o valor financeiro pago por essas recompensas, e, assim, dando origem as FinTechs de Incentivo no Brasil. A nova CLT trouxe mais segurança para as instituições que investem em rendimento e produtividade através de campanhas de incentivo. A premiação por desempenho, estatisticamente, aumenta a produção e a satisfação dos colaboradores que se destacam em suas funções, trazendo inúmeros benefícios para a empresa.
Segundo a revista exame, empresas que realizam ações de valorização dos funcionários, possuem muito menos riscos de perdê-los para a concorrência. Pensando nisso, várias instituições se reinventaram no quesito diversificar a premiação de quem se destaca, seja no cumprimento de métricas, criação de novos projetos, vendas ou até mesmo conquista de clientes. Esses prêmios podem variar de troca de pontos em lojas parceiras ou até mesmo em dinheiro depositado em cartões.

Conceito de FinTech

Facilidades e Segurança Digital

As empresas de tecnologia financeira são conhecidas mundialmente por oferecer mecanismos menos burocráticos e mais práticos e diretos, afinal, você tem acesso à todas as funcionalidades na palma de suas mãos através de um Smartphone. É unanime que todas as corporações que criam produtos para este setor carecem seguir uma série de regulamentos e normas específicas condicionadas e monitoradas pelo Banco Central, necessitando seguir rígidas regras de funcionamento.

No cenário mundial pode-se encontrar diversas Fintechs cujo objetivo é elevar os serviços financeiros de empresas tradicionais de maneira eficiente, com a junção de 5 principais pilares, que são: Diminuir a burocracia de serviços, aprimorar a inclusão monetária, facilitar a experiência cliente x instituição, aumentar a transparência, oferecer suporte e orientação de qualidade e aperfeiçoar a segurança em tramites financeiros.

A grande renovação desse segmento vem de acordo com a mudança positiva nas expectativas do consumidor por via da facilidade de acesso e na ampliação de meios reguladores legais. Na medida em que as empresas de tecnologia financeira geram oportunidades de desenvolvimento econômico e os consumidores cada vez mais as acolhem, os reguladores governamentais são “obrigados” a acompanhar essa tecnologia e oferecer as FinTechs um ambiente regulatório, incentivando a inovação e ao mesmo tempo garantindo formas de proteção aos consumidores.

Quando se trata de Marketing de incentivo sabe-se que já existem inúmeras soluções digitais no mercado nacional para promover a administração e baratear o valor das campanhas estipuladas. A FinTech Touch Card , que atua exclusivamente com a gestão de pagamentos em campanhas de incentivo, oferece uma vasta gama de soluções direcionadas à cada tipo de necessidade e segmento. Entre os benefícios, está o repasse de incentivos de forma digital, segura e eficiente através de aplicativos gratuitos e acessíveis criados para maior comodidade, tanto das empresas, quanto de seus colaboradores.

História

O surgimento das FinTechs, historicamente, é resultado da crise financeira internacional de 2008, onde o banco norte americano Lehman Brothers declarou falência, em conjunto com a 4ª revolução industrial, que vem ocasionado esta tendência digital automatizada que está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Esse conceito é nomeado setor produtivo, onde fábricas inteligentes já deram início a produção de itens customizados em larga escala, sem nenhuma necessidade de estoques e, contudo, o setor financeiro não poderia ficar de fora, com o passar dos anos essa revolução vem transformando e modernizando o conceito obsoleto de instituições financeiras tradicionais.

O decolar das FinTechs

Segundo informações da KPMG, um dos maiores motivos para o considerável crescimento de negócios do ramo de tecnologia financeira acontece por conta do investimento em inovações tecnológicas no setor financeiro intermediado por startups inovadoras. No ano de 2018 estes investimentos alcançaram a marca de US$ 23, 1 bilhões negociados, cerca de US$ 13 bilhões acima do ano anterior.

informações KPMG mostrando crescimento de fintechs
Fonte: KPMG

 

Deixe o seu comentário e conte-nos o que achou deste artigo