Entenda como estruturar uma campanha de sucesso

Por em 02/07/2021

Campanhas de incentivo ajudam a melhorar a qualidade da vida e são capazes de gerar engajamento e mais resultados para sua equipe

 

Manter a produtividade em dia em meio às exigências governamentais de apoio ao combate da pandemia tem sido um grande desafio entre os gestores. O trabalho em home office se popularizou no Brasil no último ano, até então pouco se falava sobre o assunto por aqui. Agora imagine só, um cenário pandêmico, cercado por restrições no funcionamento do habitual cotidiano das pessoas, onde o trabalho remoto se tornou a única opção de desenvolver seu ofício num momento em que as pessoas passaram a ser assombradas pelo “monstro do desemprego” e que estão cercadas de notícias negativas por toda parte.

or conta dessa realidade alguns empregadores precisaram se reinventar e descobrir novos meios de gerenciamento de crise. Afinal de contas, quem imaginava que um vírus mortal ia se assolar em cenário mundial, obrigando as pessoas a ficarem confinadas em casa e fazer dela seu ambiente de trabalho, lazer e repouso?

Sabemos que o ambiente presencial é essencial para aumentar o engajamento dos trabalhadores de forma orgânica, causando uma severa dificuldade em ser realizado de maneira remota, ainda mais se tratando da primeira experiência da empresa seguindo esse modelo de trabalho, ou seja, ainda passando por um período de adaptação. Nesse contexto, já se identifica a necessidade de líderes motivarem suas equipes  no cenário remoto. Pensando nisso, separamos algumas sugestões para gestores seguirem com o objetivo de amenizar os impactos negativos dessa situação e manter a produtividade dos colaboradores de maneira saudável e eficaz.

Incentivo

Campanhas de desempenho

Foi-se o tempo em que bater metas era o único meio de um colaborador ganhar dinheiro além do seu salário. A busca por explorar outras virtudes de um profissional está cada vez mais crescente. A cultura de empresas humanizadas que vem ganhando cada vez mais força no mercado, proporcionou um leque de opções para essa busca. Reconhecer uma pessoa vai muito além dessa forma tradicional de metas, que vem se tornando cada vez mais ultrapassada na era da humanização. Às vezes premiar um colaborador por uma boa conduta profissional, comprometimento, dentre outros aspectos considerados “básicos” podem surtir mais efeitos que métodos corriqueiros. Saiba como preparar uma campanha de desempenho abaixo:

 

  • Funcionário do mês

Você deve estar pensando “onde está a novidade disso?”, mas calma! Precisamos pensar fora da caixa e deixar de associar ações de funcionários do mês com formas corriqueiras de parabenizar alguém pela excelência no trabalho com uma foto impressa, colada na parede da empresa. Não estamos falando disso! No entanto, não basta apenas ser nomeado como o funcionário mais responsável do mês, a instituição carece acompanhar essa ação com outro benefício, como folga, horário flexível ou de forma monetária, como presenteá-lo com cartões de premiação que dão autonomia para que ele gaste como e quando quiser.

 

  • Premiação coletiva

As premiações por equipe são extremamente importantes para cessar a exclusão de funcionários, além de harmonizar o ambiente de trabalho, gerando um grau de competitividade saudável dentro do departamento onde inserida a campanha. Essas premiações têm grande taxa de aceitação entre os colaboradores, uma vez que retira o individualismo e engrandece a equipe como um todo. O gestor tem diversas formas de recompensá-los, tais como promover atividades em equipe, bônus financeiros através dos cartões da Touch Card ou viagens. A preferência por bônus financeiros em cartões de incentivo é unanime entre os funcionários, mas ações humanizadas nesse tipo de campanha são um complemento importante para manter um bom ambiente de trabalho para todos.

 

  • Premiação por ideias inovadoras

Como já mencionado anteriormente, estamos nos reinventando diariamente nesse período, e cá entre nós, todas as ideias são bem vindas, né? Ainda mais se produtivas e coerentes com uma visão diferente do habitual. Essas sugestões podem trazer incríveis melhorias para sua empresa e é dever do gestor reconhecê-los por pensar fora da caixa e trazer inovações para você.

 

  • Premiação por pontualidade e boa conduta

Sabemos que o psicológico tem grande influência e reflete o comportamento de uma pessoa e quando ela não está bem, dificilmente seu “eu profissional” vai se comportar de forma diferente. Colaboradores são pessoas e pessoas têm problemas que quando não resolvidos refletem diretamente em todos os âmbitos das suas vidas, principalmente no profissional. Por isso o reconhecimento por atitudes “mínimas” como ser pontual, carismático, atencioso com os colegas e clientes é de extrema importância. Muitas vezes o mínimo pode ser o máximo que aquela pessoa pode dar naquele momento e mostrar-se grato por isso, trará excelentes resultados para sua empresa, uma vez que motivada, aquela pessoa, irá ser estimulada a fazer mais e mais e mais e mais…

 

  • Premiação por superação

Se reconhecer aquele funcionário que bateu a meta é algo clichê, a melhor forma de inovar é premiar aqueles colaboradores que se prontificaram a superá-las ou se mostraram empenhados, sem medir esforços, mas mesmo assim não conseguiram. A força de vontade muitas vezes é muito mais importante que números propriamente ditos, isso significa que brevemente essa pessoa conseguirá alcançar os resultados estipulados e está no caminho certo. Acontece que quando você se esforça muito por um objetivo e ele não é alcançado, isso pode desmotivar alguém e o reconhecimento nestes casos é essencial para que essa pessoa não desista e permaneça se esforçando.

Qual a melhor escolha?

Não importa a forma como você vai optar por premiar seus colaboradores, esse estudo deve ser realizado de acordo com a necessidade da sua empresa. O que concluímos neste post é a importância dessas ações no mercado de trabalho, uma vez que além de motivar os colaboradores ainda vão aumentar seu lucro e promover a integração da equipe.

 

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