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Como obter funcionários motivados e reter talentos

Por: Touch Card em 26/07/2018

Como é possível obter funcionários motivados sempre? Para iniciar o assunto, precisamos entender o que motiva um funcionário, afinal muitos fatores são decisivos para uma talento continuar trabalhando numa empresa.

Claro que questões como salário e benefícios são fatores importantes, porém acredite, não são os únicos. Existem outros fatores cruciais para reter talentos, podemos ver isso acompanhando algumas pesquisas que mostram que um bom “ambiente de trabalho” é uma das principais condições para reter bons colaboradores e fazer com que eles se sintam constantemente motivados. 

  • Primeiramente, do que é formado um bom ambiente de trabalho?

Um bom ambiente de trabalho não se limita aquele velho conceito de ser um ambiente “descontraído”, a primeira intenção do ambiente de trabalho, acima de tudo é de ser profissional e adequado ao segmento em que  empresa atua. 

Um escritório de design, por exemplo, não pode ter o mesmo padrão de um escritório de advocacia e vice-versa. A palavra-chave para um bom ambiente de trabalho é relacionamento.

Um relacionamento saudável entre a equipe torna o clima da empresa muito mais agradável, afinal, é no trabalho que o colaborador provavelmente passará a maior parte de seu dia. Portanto, é fundamental que exista boa convivência entre os colegas de trabalhos e também com os gestores. 

Outros fatores importantes são as oportunidades de promoção, planos de carreiras e possibilidade de aumento de salário. Esses quesitos impactam o comportamento do colaborador e refletem diretamente  em seus resultados.

O palestrante e autor Best-Seller Renato Grinberg, afirma que "as grandes empresas nacionais e internacionais já compreenderam que a relação entre bom ambiente de trabalho e produtividade pode trazer lucros."

Além do aumento da produtividade e do faturamento, um bom ambiente de trabalho proporciona uma melhor qualidade de vida ao colaborador, gerando menos riscos à saúde e até mesmo diminui os índices de hábitos prejudiciais á saúde como tabagismo, obesidade, sedentarismo e abuso de álcool. 

  • Mas afinal, como identifico a situação atual de um ambiente de trabalho?

Para saber se a sua empresa tem um ambiente positivo, é preciso saber observar as atitudes dos colaboradores, se eles trabalham bem em equipe, se trazem ideias, se estão envolvidas em todos os processos, se respeitam seus gestores e até mesmo se os admiram, se observar atentamente a essas características, será possível identificar onde estão havendo falhas e o que precisa ser feito quanto a isso.

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Para identificar um ambiente negativo, observe se os membros de sua equipe não estão rendendo o que poderiam, observe também a ausência das pessoas em confraternizações da empresa e o aumento do nível de ruído (fofoca) nos corredores pelos corredores. Se depois de analisar todos as características que passamos, você perceber que sua equipe anda um pouco desmotivada, algo precisa ser feito o quanto antes.

  •  Por isso iremos deixar 8 dicas práticas e simples para que você possa reter e motivar seus profissionais:

  • Crie um ambiente profissional adequado;
  • Invista em treinamento e cursos de aperfeiçoamento para sua equipe;
  • Se for possível, ofereça flexibilidade de horário.
  • Tenha uma cultura organizacional;
  • Deixe claro as funções e papéis de cada um;
  • Entenda a diversidade de sua equipe;
  • Esteja aberto às mudanças;
  • Premie seus colaboradores com experiências incríveis.
Touch Card

Postado por: Touch Card, atualizado em: 26/07/2018

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